Museus em Curitiba: um passeio pela história da arte!
A capital do Paraná é essencialmente cosmopolita! Diversas culturas se misturam, oferecendo para quem habita a cidade e para quem a visita um grande acervo artístico-cultural. Se você é amante de qualquer tipo de arte, desconsidere o fato de ficar dentro de um hotel Curitiba quando visitar a metrópole, pois são inúmeras as opções de programas voltados para esse tema.
Durante um simples passeio pelas ruas de Curitiba já é fácil de perceber a paixão pela arte na cidade, as ruas do centro são cobertas por obras de artistas que foram importantes na história da capital. A arquitetura também é diversificada e em algumas construções conseguimos perceber a grande influencia européia. Os espaços voltados para a cultura em Curitiba são muitos, é impossível conhecer todo acervo que a cidade tem a oferecer em apenas uma visita. Para facilitar sua escolha de roteiros, que tal algumas dicas sobre os melhores museus da capital paranaense?
Museu Oscar Niemeyer
O MON talvez seja um dos museus mais importantes de Curitiba, construído em 2002, ele tem seu projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, por isso, o local ganhou seu nome. A população da cidade o chama carinhosamente de “Museu do Olho”, pela característica física de parte da obra. Seu acervo gira em torno das artes plásticas, design, arquitetura e urbanismo, entretanto, o MON passou a ter seu próprio acervo a partir de 2003.
MIS – Museu da Imagem e Som
O MIS foi criado em 1969 com intuito de preservar arquivos audiovisuais do Paraná, seu acervo conta com aproximadamente 1milhão de imagens, discos, filmes, discursos orais que marcaram a história do Estado e alguns equipamentos fotográficos. A sede do museu se localiza no antigo prédio do Palácio do Governo, construído entre os anos de 1870 e 1890.
Museu da História Natural
Os amantes de biologia também têm seu espaço garantido no roteiro de Museus em Curitiba. O Museu da História Natural é um espaço para o estudo da zoologia, porém, possui um espaço expositivo onde é possível fazer visitas. Na área externa, um caminho de araucárias (árvore típica da região sul) e exposições sobre ecossistemas brasileiros dão o charme do espaço. Na área interna, encontramos alguns exemplares de animais empalhados, como onças pintadas, emas, tamanduás, entre outros.
Guest Post: Por Mariana Hillbrecht (Fala Turista)
0 comentários:
Postar um comentário