Morro de São Paulo: Nunca é demais!
Morro de São Paulo respira o ar puro das ilhas que ainda não convivem com asfalto e automóveis. É dos morros mais verdes do litoral brasileiro, verde escuro, denso e aromático, quando chove. Neste pedaço da Bahia, a diversão começa em praias de águas transparentes: algumas rústicas e reservadas, outras com tradição de animadas festas noturnas.
Não é difícil chegar lá, no vilarejo turístico da ilha de Tinharé, que pertence ao município-arquipélago de Cairu, a 272 km de Salvador. Na capital baiana, as opções de transporte são táxi aéreo, lancha, catamarã e ainda um combinado de balsa, ônibus e barco ou lancha. Qualquer dos meios deixa ver o privilegiado ecossistema da Costa do Dendê, fonte da culinária afro-brasileira.
São quatro as praias principais: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta. A graça do lugar reside justamente na diversidade de paisagens que pode ser percorrida no mesmo dia. Da muvuca da orla lotada, de gente, de guarda-sóis e de quiosques com atendentes em trajes mínimos, até os quilômetros desimpedidos para caminhadas entre piscinas e coqueiros da Quarta Praia, por exemplo.
Outra característica marcante é a forte presença estrangeira entre moradores e turistas. Nos últimos 20 anos, europeus andaram comprando (e cercando) grandes extensões de terra, morro abaixo e morro acima. Morro de São Paulo tem lá seu charme internacional na culinária, nos sotaques e nos cabelos loiríssimos dos herdeiros dos imigrantes nascidos ali.
0 comentários:
Postar um comentário